O dia 21 de junho é marcado como o “Selfie Day” ou, em português, “Dia da Selfie”!
Com a popularização das redes sociais, o termo “selfie” foi inserido no dicionário inglês, Oxford, em 2013, e foi definido como a palavra do ano. Mas, a selfie em si não é novidade.
Mas, claro, a selfie tornou-se um fenômeno somente no século XXI. O avanço das tecnologias, que transformaram telefones celulares em smartphones com câmeras, aliado à popularidade das redes sociais, fez com que as selfies se tornassem algo tão natural, que hoje quase já não pensamos mais sobre isso. É sempre uma oportunidade para mostrarmos onde estamos e as coisas bacanas que estamos fazendo.
Tenha alguns cuidados
A selfie no ambiente de trabalho até pode ser feita, desde que trate de você e não da empresa e que não envolva outras pessoas que não autorizaram o uso da imagem.
Enquanto o trabalhador estiver presente nesse ambiente, ele deverá seguir as regras exigidas pela empresa, que podem estar previstas no contrato de trabalho ou em regulamento empresarial.
Em razão disso, o mais prudente é que o trabalhador que deseja fazer qualquer imagem de seu local de trabalho antes solicite autorização ao empregador.
Lembre-se
- A sua rede social é de sua responsabilidade, portanto, evite misturar perfil profissional e pessoal;
- Se for fazer uma foto com os colegas de trabalho, certifique-se de que todos estão de acordo com o clique, cuidado com a pose e com a identificação da instituição que você trabalha;
- Vale lembrar que a empresa deve orientar seus funcionários sobre o uso correto desses canais corporativos. Assim, é possível prevenir e evitar situações embaraçosas.
A principal dica sobre postura em redes sociais envolve a pessoa sempre refletir sobre a “perpetuidade do conteúdo ali colocado” assim como “contexto” e “conexões”. Havendo esta preocupação, esta diligência, grande parte dos problemas são evitados.