Uma doença que todos têm medo de contrair, mas poucos fazem corretamente a prevenção.
Com o intuito de mover a população em busca de uma saúde intestinal mais saudável, o Ministério da Saúde (MS) aproveitou que dia 27 de março é o dia nacional de combate ao câncer (CA) de intestino e instituiu a campanha azul escuro dentro desse mês para conscientizar e mostrar a importância da prevenção do câncer colorretal, que são tumores localizados no intestino grosso, dividido pela região do colón, reto e ânus.
Infelizmente o câncer colorretal é o segundo que mais afeta os homens e as mulheres, perdendo para o CA de pele não melanoma nos homens e entre as mulheres o primeiro lugar fica com o CA de mama.
Esse quadro é totalmente modificável, pois, é um câncer com fácil prevenção. Mas ao invés disso essa doença se torna cada vez mais presente no Brasil, aumentando o número de casos ao passar dos anos, segundo o instituto Nacional do Câncer (INCA) em 2018 o pais apresentou 36.360 casos e em 2020 40.990, um aumento de 12.73% de casos entre os anos, um número alto mediante todo avanço da tecnologia, acesso a informação, campanhas e mutirões de exames para os necessitados.
Quais são os fatores de risco:
- Pessoas com idade acima de 50 anos, mas atualmente já é crescente o número de jovens e adultos com a doença devido os hábitos de vida;
- Histórico Familiar, parentes de primeiro grau que apresentaram CA;
- Doença inflamatória do intestino (Retocolite Ulcerativa Crônica e Doença de Crohn);
- Sedentarismo e Obesidade;
- Alimentação não saudável e rica em carne vermelha;
- Consumo de bebida alcoólica e
Fatores protetivos:
- Alimentação rica em fibras, frutas, vegetais e bastante água;
- Evitar o consumo de alimentos processados, industrializados, embutidos e carne vermelha;
- Se exercite, pratique atividade física ao menos três vezes na semana;
- Evite ingerir em excesso bebidas alcoólicas, assim como o tabaco.
Sinais e sintomas:
O câncer colorretal é considerado uma doença silenciosa em seu estágio inicial, e seus sinais e sintomas quando surgem podem ser confundidos com outras alterações da região, por isso, sempre procure uma avaliação médica ao apresentar as seguintes alterações:
- Sangue nas fezes;
- Alteração no habito intestinal;
- Alteração no formato das fezes;
- Perda de peso corporal sem causa aparente;
- Anemia, cansaço e fraqueza
- Dores abdominais, cólicas intestinais persistentes e duradouras, e
- Presença de massa (tumoração) abdominal.
Mediante os fatores de risco o MS preconiza que a partir dos 50 anos deva iniciar o rastreio de câncer colorretal com alguns exames, coleta de sangue oculto nas fezes, colonoscopia ou retossigmoidoscopia.
Você sabia que 90% dos casos de CA intestinal começam a partir de pólipos, que são simples, mas ao passar dos anos podem se torna um tumor? Por isso a necessidade de realizar o exame de imagem e retirar esses pólipos no início, enviar para a biopsia (única forma de confirmar o diagnóstico de câncer) e seguir o aprazamento do exame conforme orientação médica.
Caso tenha algum caso na família a prevenção deve iniciar aos 40 anos, pois a chance de desenvolver a doença é ainda maior.
O câncer colorretal quando diagnosticado precocemente tem de 90 a 95% de chance de cura. Ele é câncer mais frequente do aparelho digestivo. Por isso se cuide, se atente aos sinais e sintomas do seu corpo, essa doença tem como prevenir, está em suas mãos.
Fontes: