Atualmente há mais de 100 distúrbios do sono, a insônia e a apneia obstrutiva do sono são os mais comuns. Esses distúrbios frequentemente estão associados a hipertensão arterial sistêmica, arritmias, resistência à insulina, obesidade, refluxo, ansiedade, depressão, epilepsia, acidente vascular encefálico, dificuldade de memória e de aprendizado, além de um risco maior de acidente.
Ao contrário do que muitos pensam, dormir não é perda de tempo, manter uma qualidade no padrão de sono faz parte de uma vida saudável, uma noite de sono de oito horas sem interrupções ou perturbações é importante para repor as energias, processar o aprendizado, realizar uma limpeza cerebral e regular as emoções do dia a dia.
Outro ponto importante e curioso é gerar uma resposta imune eficiente, pessoas com déficit de sono apresentam redução dos anticorpos pela metade em resposta à vacinação.
Dormir é um dos três ingredientes para uma vida mais longa e saudável, os outros dois são alimentação e atividade física. Para aumentar a qualidade do sono é interessante conhecer a higiene do sono.
Esse termo agrupa comportamentos e rotinas que estão associados a dormir com qualidade, como:
Proporcionar um ambiente com temperatura agradável, sem ruídos e de baixa luminosidade pois a melatonina, o hormônio regulador do sono, começa a ser secretada ao anoitecer e o corpo diminui sua produção quando exposto a qualquer iluminação, seja do celular, computador ou televisão;
Tomar um banho relaxante, ouvir música suave, realizar técnica de respiração, praticar yoga ou meditação;
Dormir e acordar sempre nos mesmos horários, até mesmo aos finais de semana e evitar dormir durante dia auxilia na melhoria do sono.
Cuidado com alimentos e bebidas também influenciam, líquido a base de cafeína pode prejudicar o padrão do sono, o recomendado é evitar pelo menos seis horas antes de dormir. Alimentação pesada e condimentada pode trazer alterações gástricas e prejudicar o sono.
Não dormir o suficiente pode acarretar em diversos prejuízos graves a saúde, até mesmo morrer precocemente. As dicas de higiene do sono podem auxiliar seu cérebro obter qualidade ao dormir.
Mesmo após tentar as dicas e não conseguir relaxar, não sentir que foi um sono reparador, procure um profissional para te auxiliar.