Mesmo que você comece a trabalhar no emprego dos seus sonhos, às vezes ele pode causar uma ou outra chateação, e certos dias podem demorar uma verdadeira eternidade para passar. Calma, isso é comum.
A situação se torna um problema real quando o trabalho fica desgastante a ponto de comprometer sua saúde mental. O distúrbio, que também é conhecido como Síndrome do Esgotamento Profissional ou Burnout (termo em inglês que pode ser traduzido como “queimado”), afeta por volta de 30% dos mais de 100 milhões de trabalhadores brasileiros, segundo dados da International Stress Management Association no Brasil (ISMA- BR). Só para comparação, isso é mais do que toda a população da Austrália!
A principal causa é o excesso de trabalho, mas situações profissionais muito estressantes também causam o problema. Trabalhadores que atuam sob pressão, como médicos, policiais e professores, por exemplo, estão entre os mais afetados.
A pessoa que sofre com o distúrbio costuma apresentar alguns dos seguintes sintomas: exaustão extrema, estresse constante, esgotamento físico, dores de cabeça, alterações no apetite e no sono, dores musculares, fadiga, sentimentos de fracasso, negatividade e desesperança. Com o tempo, a Síndrome de Burnout pode, inclusive, resultar em um quadro depressivo. Por isso é fundamental que seja diagnosticada o quanto antes por um profissional que indicará o tratamento adequado.
Cuidar da sua saúde mental é tão importante quanto cuidar da saúde física. Os beneficiários SulAmérica que já conhecem o programa Saúde Ativa contam com o apoio de nossos profissionais em ambos os aspectos. Cuidar da sua saúde tá COM TUDO!
Artigo original: http://painel.programasaudeativa.com.br/materias/saude-da-mente/burnout-saudemental