O câncer de próstata é o mais frequente entre os homens brasileiros depois do câncer de pele. Embora seja uma doença comum, por medo ou por desconhecimento, muitos homens preferem não conversar sobre esse assunto. A campanha Novembro Azul é realizada no mundo todo. De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), um homem no Brasil morre a cada 38 minutos de câncer de próstata. O total estimado de novos casos de câncer de próstata é de 65.840 (dados de 2020), que corresponde a 29,2% dos tumores incidentes no sexo masculino.
A causa exata da maioria dos cânceres de próstata não é conhecida, mas os pesquisadores descobriram alguns fatores de risco, como:
- Alimentação;
- Histórico de câncer na família;
- Idade;
- Raça;
- Sobrepeso e obesidade;
- Tabagismo.
Muitos fatores de risco como idade, raça e histórico familiar não podem ser controlados, mas baseado no que se sabe atualmente, existem riscos que podem ser evitados para reduzir as chances de ter câncer de próstata, sendo eles:
Comer uma grande variedade de vegetais e frutas diariamente;
- Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
- Fazer check-up regular;
- Manter um peso saudável;
- Não fumar;
- Ser fisicamente ativo.
A única forma de possibilitar a cura do câncer de próstata é com o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou com 50 anos e sem estes fatores, devem ir ao urologista.
E quais são os sinais e sintomas?
- Demora em começar e terminar de urinar;
- Dificuldade de urinar;
- Diminuição do jato de urina;
- Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite;
- Sangue na urina.
Se você tem alguns desses sintomas, procure a unidade de saúde!
Dessa forma, com medidas preventivas, como a realização de exames específicos, é possível realizar diagnóstico precoce e tratamento adequado, aumentando as chances de cura.