ARTIGOS

Dicas para proteger a sua coluna e evitar dores nas costas

Uma postura correta e saudável é fundamental para o bem-estar geral do nosso corpo. No entanto, em meio a uma rotina cada vez mais sedentária e à crescente dependência de dispositivos eletrônicos, muitas pessoas estão enfrentando problemas de saúde relacionados à postura inadequada, especialmente dores nas costas.

  • Sempre mantenha as curvas naturais de sua coluna

As curvas da coluna são importantes para manter a estrutura e são responsáveis para evitar lesões, por isso, ter atenção ao seu estilo de vida é fundamental e pode fazer a diferença.

 

  • Quando for levantar flexione quadril e joelhos

Nunca ao levantar peso faça mais força na sua coluna do que em suas pernas. Para fazer isso flexione seus quadris e joelhos, também afaste seus pés que deixará a sua coluna mais equilibrada e protegida

 

  • Sempre realize a contração do seu abdômen ao levantar peso

Isso ajudará a estabilizar a sua coluna quando for levantar peso.

 

  • Nunca carregue mais peso do que você suporte

Conheça os seus limites. Muitas lesões ocorrem quando passamos do nosso limite. Equilibre o peso e adapte para não ocasionar lesões agudas.

 

  • Mantenha a sua coluna cervical reta

Dificilmente você trabalhará em um local que se encaixe por completo às especificidades do seu corpo. Neste caso, é necessário fazer pequenas adaptações para que a saúde não seja posta em risco. 

Um exemplo é ter cuidado no posicionamento da tela de computador, uma posição inadequada da coluna por muito tempo pode causar dor.

 

  • Mantenha os objetos perto de você

Ao pegarmos um objeto a pressão em sua coluna pode aumentar 10 vezes quanto mais distanciamos do nosso corpo. Um exemplo prático: ao se agachar para pegar algum objeto que caiu no chão, nunca dobre a coluna, mas sim os joelhos. A força para erguer o objeto deve concentrar-se nas pernas e contrair o abdômen.

 

  • Faça pausas frequentes

Mesmo se você praticar a postura perfeita enquanto está sentado, é importante fazer pausas. Elas servem para diversos benefícios à saúde, como melhora da circulação sanguínea e do retorno venoso, lubrificação das articulações, atividade muscular, entre outros.

 

  • Mude de posição frequentemente e alongue-se

Evite ficar sentado ou em pé por longos períodos. O alongamento auxilia na redução do risco de lesões e da tensão muscular, ampliando os movimentos e mantendo as funções articulares.

 

  • Não se sente ou deite imediatamente após uma refeição

O sistema digestivo perde capacidade de manter um nível ótimo de funcionamento quando estamos sentados. Se isto acontece, sentimo-nos enfartados, com o estômago apertado e torna-se difícil manter a correção postural neste caso.

 

  • Faça sempre atividades físicas

Elas são complementos para prevenção e tratamento das suas dores nas costas, mas quando realizadas sem o conhecimento médico, podem agravar ainda mais os sintomas ou mascarar algum problema mais sério. Por isso, antes de iniciar qualquer atividade, procure o seu médico e peça a orientação adequada.

Entender as causas da dor nas costas é fundamental para adotar medidas preventivas e obter o melhor tratamento para o seu caso.

É importante consultar um profissional de saúde para obter um diagnóstico adequado se a dor nas costas persistir ou piorar. Para isso, consulte a rede do seu plano de saúde e conte com profissionais especialistas que vão te ajudar a conquistar mais qualidade de vida para a sua rotina. 

CONTATO

 

 

Procurar