ARTIGOS

Outubro Rosa

O que é câncer de mama?

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama. Esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor.

Você sabia?

Há vários tipos de câncer de mama. Por isso, a doença pode evoluir de diferentes formas. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem mais lentamente. Esses comportamentos distintos se devem a características próprias de cada tumor. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.

Como prevenir o câncer de mama?

 A prevenção primária consiste em reduzir os fatores de risco e promover os fatores de proteção.

Manter o peso corporal saudável.

  • Ser fisicamente ativa.
  • Evitar o consumo de bebida alcoólica.
  • Se for necessário fazer terapia de reposição hormonal, para sintomas do climatério, fazer pelo menor tempo possível e sob supervisão médica.
  • Para quem tem filhos, amamentar o maior tempo possível.

Faça o Autoexame além de procurar avaliação clínica com especialista

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

🚨LEMBRE-SE: o autoexame de mama não substitui realização dos exames de ultrassom e mamografia!

A mamografia de rastreamento é recomendada para mulheres entre 50 e 69 anos, a cada dois anos. Informe-se sobre os riscos e os benefícios desse exame.

O tratamento do câncer de mama depende da fase em que a doença se encontra (estadiamento) e do tipo do tumor. Pode incluir cirurgia, radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia e terapia biológica (terapia-alvo).

Números O câncer de mama é o tipo mais frequente de câncer em mulheres, após o câncer de pele não melanoma. Somente em 2023, o INCA aponta que 73.610 mil mulheres serão diagnosticadas com câncer de mama no Brasil. Em 2020, foram 18.032 mortes causadas pela doença, sendo 17.825 mulheres e 207 homens, segundo o Atlas de Mortalidade por Câncer.

Ajude-nos a reforçar a importância do movimento Outubro Rosa, converse com as mulheres que estão à sua volta. Vamos juntas praticar as ações recomendadas não só neste mês, mas durante todo o ano. Invista em atividades físicas, em uma alimentação saudável… Cerca de 30% dos casos podem ser evitados quando praticamos bons hábitos.

CONTATO

 

 

Procurar