Ter uma postura ética no trabalho significa seguir as normas da sua profissão e as regras da instituição onde atua. É um termo que se relaciona também a tratar todos com respeito, seja sua equipe, superiores, fornecedores ou clientes, e ter responsabilidades com suas atividades.
Para trabalhar com ética é necessário, em primeiro lugar, conhecer e seguir a política e normas estipuladas pela empresa. Outra questão é não revelar informações da organização que tenham caráter confidencial ou, dependendo do seu campo de atuação, informações de pacientes ou clientes.
Já, quando o assunto é o relacionamento com os colegas, um aspecto importante é ser empático, sabendo se colocar no lugar do outro. A ideia é trabalhar em parceria com os outros profissionais e não de forma a prejudicá-los.
Nesse contexto, é importante evitar fofocas e sempre estabelecer uma boa comunicação com todos para esclarecer qualquer atrito que possa surgir e gerar conflitos maiores.
Um profissional ético é ainda aquele que sabe assumir os próprios erros, ou seja, não se esquiva do problema ou coloca a culpa em outra pessoa. Ou seja, ele trabalha de forma transparente com a equipe.
A postura ética também deve estar presente no relacionamento com o público: é essencial ser cordial e saber ouvir o que as pessoas têm a dizer, especialmente diante de alguma demanda específica devido a algum problema pessoal, por exemplo.
Para que você tenha uma postura ética no trabalho, tenha um comprometimento com sua carreira. Assim, você cria uma imagem profissional de respeito e trabalha com responsabilidade e honestidade.