O Dia Nacional de Controle de Infecção Hospitalar é uma data importante dedicada à conscientização e à promoção de práticas que visam prevenir e controlar infecções dentro de ambientes hospitalares.
Geralmente, é celebrado em diferentes países em datas específicas, mas o objetivo é o mesmo: destacar a importância da higiene, da esterilização adequada de equipamentos, da lavagem das mãos e de outras medidas para evitar a propagação de infecções nos hospitais.
Previna-se
A forma mais simples e efetiva de evitar a transmissão de infecções em ambiente hospitalar é a higienização de mãos. Pode ser por meio de higienização com água e sabão ou por meio de fricção com álcool 70%.
Essa recomendação vale tanto para profissionais de saúde quanto para visitantes e também pacientes.
A atenção aos cuidados de precaução, sinalizados pela equipe de saúde, também devem ser observados, para se evitar transmissão de doenças e agentes no ambiente hospitalar. Como paciente, além de higienizar suas mãos, principalmente antes das refeições e após usar o banheiro, procure estabelecer uma boa comunicação com a equipe de saúde para entender com clareza os cuidados que estão lhe sendo direcionados e, dessa forma, também contribuir ativamente com a sua recuperação.
Essas iniciativas são essenciais para proteger pacientes, profissionais de saúde e visitantes contra doenças evitáveis.