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10 Dicas para evitar conflitos no ambiente de trabalho

O conflito surge por dois motivos:

Primeiro: devido a ruídos na comunicação. Um tom de voz inadequado produz uma reação em quem ouve, da mesma maneira que a falta de clareza na solicitação de uma demanda de trabalho pode levar ao mal entendimento e a problemas na execução do que foi pedido.

Segundo: razão é falta de inteligência emocional do indivíduo para administrar emoções diante de situações que geram raiva, medo, tristeza, ansiedade e insegurança. Muitas vezes as pessoas reagem impulsivamente e o resultado pode ser a exposição de uma agressividade desnecessária. 

Para evitar conflitos é preciso desenvolver habilidades que permitam se expressar com respeito em relação ao outro, saber ouvir o que ele tem a dizer, mesmo não concordando, e replicar de maneira positiva, gentil e sábia, mirando na ideia de produzir um outro ponto de vista no interlocutor. Afinal, defender ponto de vista não é competição e não precisa de alteração, agressividade verbal e clima quente.

 

Para aplicar isso na prática, há 10 dicas fundamentais:

  • Respire fundo em situações de tensão

A neurociência explica que quando alguém respira fundo várias vezes o cérebro recebe a mensagem de que o indivíduo não está diante de situação de ataque e não precisa reagir defensivamente a ela. Isso dá tempo para uma reorganização emocional e de pensamento, que oferece como solução responder em outro tom de voz ou em outro momento até as coisas tranquilizarem. 

  • Dê o exemplo de tranquilidade

Em geral, o agressor espera uma resposta com o mesmo peso, mas quem vai na contramão e se expressa de uma maneira mais pacífica fortalece a relação de ambos, mostrando ao “oponente” que ele estava agindo de maneira inadequada.

 

  • Escolha o momento certo para as conversas difíceis

 Você tem que estar num bom momento e ter a delicadeza de perceber se o outro também está num momento propício para falar com você. É importante que haja tempo para o papo e que ocorra em um ambiente calmo e sem interrupções.

  • Dê feedbacks de maneira estratégica

A conversa fica ainda mais assertiva quando quem aponta o erro se coloca à disposição para ajudar o outro. 

 

  • Pratique à escuta ativa

A escuta ativa é necessária em qualquer diálogo e quando algo não vai bem, em vez de criticar ouça o outro, pergunte o que está acontecendo, se ele vem enfrentando algum desafio ou dificuldade. Deixe que a pessoa fale e só então diga o que precisa ser dito, proponha mudanças, complementações ou melhorias em um trabalho. 

  • Use técnicas de comunição não violenta

Depois de expor o que não vai bem, a explicação se encerra com o destaque de pontos positivos do líder. Levantar essa conversa não é somente questão de maturidade, mas de sobrevivência emocional, porque ninguém pode se permitir ser massacrado emocionalmente. É preciso colocar barreiras diante da violência emocional.

  • Contagie seu entorno com bom humor

Aqui não estamos falando de ser piadista, mas de expressar bom humor contagiante no sentido de ser educado, de cumprimentar as pessoas, de se interessar em saber como elas estão, de conversar sobre outras coisas além do trabalho. Essa quebra de gelo, conhecida por rapport, é uma construção diária de relacionamento

  • Assuma seus erros e se desculpe

Muitas vezes, a iniciativa de se aproximar do outro, assumir que você fez algo que não foi bom e pedir desculpas por algo dito de maneira errada é um reparo importante.

  • Compartilhe suas dores

Vale a pena dividir os problemas relacionados a conflitos interpessoais com pessoas da sua confiança, não necessariamente do trabalho, sobre o que está incomodando. Muitas vezes, quem está distante pode apresentar pontos de vista ou fazer comentários que podem levar a soluções. 

  • Acredite na serendipidade

Embora seja uma palavra complicada e pouco comum, serendipidade se refere às descobertas afortunadas feitas por acaso. Na vida prática, é encontrar coisas positivas diante de tudo o que possa acontecer. É tentar olhar o que de bom pode ser extraído de uma situação ruim e ter em mente que disso pode surgir uma solução criativa.

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