O dia Mundial do Doador de Sangue, é comemorado no dia 14 de junho por iniciativa da Organização Mundial da Saúde, logo o mês de junho passou a ser chamado de junho vermelho em prol da conscientização da doação de sangue que tem como finalidade agradecer aos doadores e conseguir prospectar novos voluntários.
A doação de sangue é segura, não causa dor e o organismo recupera o plasma doado após 24 horas e os glóbulos vermelhos após 4 semanas.
E por que devemos doar sangue?
Porque qualquer pessoa está sujeita a precisar de uma transfusão de sangue, seja por acidente, cirurgia ou tratamento de doenças. Com apenas uma bolsa de sangue é possível salvar até quatro vidas, isso porque o sangue após a doação pode ser dividido entre plaquetas, plasma e hemácias, com isso podemos dizer que doar sangue não é apenas um ato de solidariedade, é um ato de compaixão e amor ao próximo.
Condições básicas para ser um doador:
- Homem ou mulher entre 16 e 68 anos;
- Ter acima de 50 quilos;
- Não ter Hepatite B, Hepatite C, Doença de Chagas, Sífilis, AIDS (HIV), HTLV;
- Estar bem alimentado e descansado;
- Esperar entre 90 e 180 dias após o parto para mulheres grávidas;
- Se estiver gripado, esperar no mínimo 7 dias após a recuperação para poder doar;
- Para quem colocou piercing ou fez tatuagens, obter um intervalo de 12 meses.
Após uma doação:
- Mulheres devem esperar 90 dias para fazê-lo novamente;
- Homens devem esperar 60 dias.
Quanto tempo dura o procedimento de doação?
O procedimento tem uma pré-triagem, uma triagem clínica e, em seguida, vem o procedimento de doação, que gira em torno de 30 a 40 minutos.
Quais cuidados após a doação de sangue?
O ideal é que a pessoa permaneça no local da doação por pelo menos 15 minutos. Esse é o tempo que ela vai levar para tomar seu lanche e fazer sua hidratação. Também é importante que, quando ela voltar para suas atividades, não exerça tarefas de grande intensidade. Se a pessoa for se deslocar de carro ou moto, é importante que ao primeiro sinal de mal-estar, ela pare o veículo, por segurança.
Seja solidário! Doe sangue e salve vidas!