ARTIGOS

Dezembro Vermelho – Prevenção ao HIV/AIDS e IST

As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) são ocasionadas, principalmente, pelas relações sexuais (vaginal, oral e ou anal) desprotegidas, geralmente um dos parceiros está contaminado com um vírus, bactéria ou protozoário causador da infecção. Outra forma de contrair uma IST é por meio da transmissão vertical para a criança durante a gestação, parto ou amamentação. De forma menos comum, também pode ser transmitida por meio não sexual, pelo contato de mucosa ou pele não integra com secreções corporais contaminadas.

Os agentes infecciosos encontram-se nos fluidos corporais, como: secreções vaginais, penianas e sanguínea.

Não importa idade, estado civil, classe social, identidade de gênero, orientação sexual, credo ou religião. A pessoa pode estar aparentemente saudável, mas pode estar infectada por uma IST. As chances de se infectar com uma IST é ainda maior quando, além de não utilizar o preservativo, se tem vários parceiros ou relações com pessoas desconhecidas.

Dentre as ISTs, temos: Herpes genital, clamídia, tricomoníase, gonorreia, doença inflamatória pélvica, Linfogranuloma venéreo, sífilis, infecção pelo papiloma vírus humano (HPV), infecção pelo HIV e hepatite B e C, por exemplo.

Algumas ISTs podem não apresentar sinais e sintomas, e quando não identificadas podem levar a graves complicações, como infertilidade, câncer ou até óbito.

Cada doença costuma ter sua característica em sinais e sintomas, mas as principais manifestações clínicas das ISTs, são: feridas, corrimentos e verrugas anogenitais.

O HIV e a AIDS são diferentes, o HIV é o vírus da imunodeficiência humana, e a AIDS é a síndrome da imunodeficiência humana adquirida. O HIV é um vírus que ataca o sistema imune, principalmente os linfócitos T CD4, alterado o seu DNA e fazendo sua replicação viral, deixando o sistema imune suprimido, debilitado, deixando a pessoa mais suscetível as outras infecções e sem sistema de defesa para combatê-la, podendo, muitas vezes, evoluir ao óbito.

O vírus do HIV pode ser transmitido pelo sexo (vaginal, anal e oral) desprotegido, transfusão sanguínea, compartilhamento de perfurocortantes não esterilizados, inclusive seringas e de uma mãe infectada para o feto durante a gestação, parto e amamentação.

Os sintomas são parecidos com o de uma gripe, o que pode não fazer relação com o ato sexual e muitas pessoas ignorarem os sinais. Muitas pessoas podem ser assintomáticas por anos, mas isso não isenta de ser um transmissor. Com o passar dos anos o sistema imune enfraquece, e a doença surge, as doenças oportunistas aparecerem e a pessoa fica debilitada, sintomas como: diarreia, febre, suores noturnos e emagrecimento são notados.

Independente de qual for a infecção sexualmente transmissível, o importante é saber que existe exame e teste rápido para realizar, equipe de acolhimento para aconselhar e se necessário indicar o profissional para melhor tratamento orientação. IST’s são graves e são doenças incapacitantes, principalmente mentalmente.

Todo diagnostico, tratamento e medicação é dada pela rede publica de saúde, é importante se prevenir, utilizar a camisinha, mas saber que em caso de um descuido, o exame pode ser realizado, e caso seja necessário os medicamentos são fornecidos pela rede publica de saúde.

CONTATO

 

 

Procurar