A epidemia de tabagismo continua sendo a maior ameaça à saúde pública que o mundo já enfrentou. Os produtos de tabaco matam dois em cada três de seus consumidores e afetam também a saúde de pessoas que não fumam, mas inalam a fumaça de produtos de tabaco de terceiros (fumantes passivos).
A perda de produtividade e o tratamento de doenças relacionada ao tabaco são responsáveis por enormes prejuízos. Esses danos não se limitam ao consumidor. A cadeia de produção de tabaco também é prejudicial para o meio ambiente, traz problemas sanitários e sociais para os agricultores que produzem tabaco.
Você sabe os riscos que o Tabagismo pode causar na sua vida?
O mais conhecido inimigo do pulmão também pode trazer doenças para o coração. O tabagismo tem grande impacto sobre a saúde cardiovascular, além de causar dependência física, psicológica e comportamental semelhante ao que ocorre com o uso de outras drogas.
Não faz diferença como o tabaco é consumido: cigarros, charutos, cachimbos e narguilés fazem mal à saúde. O tabaco mata mais de sete milhões de pessoas por ano, das quais cerca de 900 mil são não-fumantes que morrem por respirar o fumo passivo.