As idas constantes ao consultório médico são comuns. Afinal, um tratamento de saúde exige constância.
O retorno de consulta médica ocorre quando, em um primeiro momento, não é possível concluir um diagnóstico ao problema do paciente.
Diversos tratamentos de saúde exigem o retorno do paciente ao consultório. Dessa forma, a condição de retorno em consultas é prevista pela lei, a fim de determinar uma conduta mais justa.
Qual o prazo para retorno de consulta médica?
Nas normas legislativas não estão definidos prazos para que o paciente retorne à consulta. Assim, os médicos definem a data de retorno com o paciente no momento da primeira consulta.
Comumente, os profissionais definem esse período sendo 30 dias, para a apresentação dos exames e conclusão diagnóstica.
Ainda assim, esse período pode ser maior ou menor, conforme o que foi acordado entre médico e paciente na hora da solicitação dos exames.
Experiência do paciente
Sem dúvidas, o paciente também é beneficiado ao retornar com frequência ao estabelecimento de saúde, uma vez que, com essa atitude, ele consegue acompanhar de perto o seu quadro clínico e, inclusive, descobrir possíveis doenças ainda em estágio inicial.
As doenças que são diagnosticadas antes de avançarem no organismo, contam com chances de cura significativamente maiores — o que contribui para uma melhor experiência do paciente e, ainda, preserva a saúde e qualidade de vida.
Como é um processo sem custos para o paciente, é muito importante promover uma gestão avançada que otimize esse atendimento.
Desta maneira, é fundamental considerar a realização e período de recebimento dos exames solicitados. Para isso, contar com ferramentas tecnológicas pode ser de muita valia.