ARTIGOS

Saúde da mulher em todas as fases da vida

Outubro é o mês dedicado à conscientização e prevenção contra o Câncer de Mama. Mas, além dessa doença, as mulheres estão cada vez mais expostas a males como hipertensão, colesterol elevado e diabetes, entre outros problemas desencadeados principalmente por hábitos pouco saudáveis da vida contemporânea, que podem culminar com doenças mais graves ao longo da vida.

Saúde da Mulher envolve o cuidado integral em todas as fases da vida. Esse cuidado deve incluir um conjunto de ações de prevenção, promoção, tratamento e recuperação da saúde, garantindo acesso equitativo e de qualidade aos serviços de saúde. É fundamental atender as necessidades específicas das mulheres, respeitando suas diversidades e promovendo a equidade em saúde.

O cuidado integral inclui a saúde ginecológica, os direitos sexuais e reprodutivos, a saúde materna ao longo de todo o ciclo gravídico e puerperal, a dignidade menstrual, a atenção ao climatério e à menopausa, a saúde mental e os cuidados em situações de violência.

Além disso, o Ministério da Saúde se dedica a reduzir a mortalidade materna, prevenir doenças e agravos, promover a autonomia e o bem-estar das mulheres e combater a violência de gênero

Quando iniciar as consultas com o ginecologista? Quais os cuidados importantes em cada fase da vida?

Puberdade e Adolescência

Antes da primeira menstruação, a menina começa a apresentar mudanças no corpo associadas às alterações hormonais. É nesse momento que deve fazer sua primeira visita ao ginecologista, que irá avaliar o desenvolvimento dos órgãos, hormônios, etc.

Após a primeira menstruação, que hoje costuma acontecer em torno dos 10 ou 12 anos, o especialista dará atenção ao fluxo menstrual, geralmente irregular, e atuará para corrigir qualquer alteração que possa ser prejudicial.

Na adolescência, quando geralmente se inicia a vida sexual, o médico orientará sobre métodos contraceptivos e recursos (como uso de preservativos) para se proteger de infecções sexualmente transmissíveis. Nessa fase, também começa a realização do exame de Papanicolau, que permite a detecção precoce do câncer de colo de útero, infecções e inflamações vaginais e algumas doenças sexualmente transmissíveis, como sífilis, gonorreia e HPV (tipos de vírus associados ao desenvolvimento do câncer de colo de útero).

 

Adulta

A rotina anual de consultas inclui um check-up ginecológico, com exames de Papanicolau e de ultrassom para avaliar a região pélvica e vaginal.

Ao engravidar, a mulher passa a ter os cuidados do obstetra (que muitas vezes é o próprio ginecologista), para acompanhar o desenvolvimento da criança e as condições de saúde da mãe.

A partir dos 40 anos, a rotina de exames anuais passa a inclui também a mamografia e, ainda que não existam sinais de outras alterações, costuma-se iniciar um check-up geral, com exame de sangue para avaliar diabetes, colesterol e funcionamento de fígado e rim, entre outros pontos. Dependendo do caso, pode ser necessário diminuir os intervalos entre as consultas e exames.

 

Terceira idade

Com o fim da menstruação, a saúde da mulher vai precisar mais do que nunca de cuidados especiais. É importante incluir na rotina de exames a densitometria óssea (para avaliar osteopenia e osteoporose, que são problemas de perda da massa óssea), avaliação da função cardíaca (o risco de doenças cardiovasculares aumenta com a menopausa) e manter os exames para rastreamento de câncer. Além disso, caso necessário, o médico administrará medicamentos para aliviar sintomas da menopausa, como as ondas de calor e alterações no sono.

 

Cuide bem de você mesma

  • Pelo menos uma vez por ano faça a consulta com seu ginecologista para um check-up geral;
  • Realize todos os exames solicitados pelo médico e siga os tratamentos prescritos rigorosamente;
  • Caso ele tenha observado algum problema ou ponto de atenção e orientado você a buscar um médico de outra especialidade ou outro profissional de saúde (um nutricionista, por exemplo), não deixe de fazê-lo;
  • Cuide com atenção da higiene íntima;
  • Invista em uma vida saudável: faça exercícios regularmente e aposte em uma dieta com frutas, verduras, legumes e proteínas magras (carnes de frango ou peixe, leite desnatado, queijo branco). Se for fumante, procure um programa de cessação do tabagismo para se livrar desse hábito extremamente prejudicial para a saúde;
  • Reserve tempo para atividades e hobbies que dão prazer. Isso ajuda a reduzir o estresse.

Conheça seu corpo e procure um médico em caso de alguma alteração. O importante é se cuidar, independente de qualquer fase da vida!

CONTATO

 

 

Procurar

Botão para mostrar o Aviso