Em 2007 no dia 02 de abril é comemorado o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, veio com o objetivo de reduzir o preconceito, defender seus direitos e conscientizar as pessoas sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O autismo é uma condição que se inicia na infância, a pessoa que sofre com TEA apresenta déficits em graus variados (leve a severo), esses déficits alteram o desenvolvimento, padrão da linguagem, interação social e os processos de comunicação.
No Brasil ainda não há estudos sobre a prevalência de pessoas com o diagnóstico, mas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) existe uma estimativa de 2 milhões de pessoas com autismo.
O avanço em conhecimento e conscientização sobre o TEA facilitou garantir e sensibilizar a população quanto ao espaço dos autistas nas escolas, grupos sociais e até mesmo universidades e mercado de trabalho.
Perante a lei, as pessoas com autismo têm os direitos que qualquer outro cidadão, e também os direitos equivalentes aos de uma pessoa com deficiência. Dentre os direitos, existe o da criança, do idoso e de pessoas de baixa renda com autismo.
Conhecer sobre o espectro, saber sobre os direitos e respeitar a individualidade de cada ser humano contribui para um mundo melhor.