Você sabia que as organizações que valorizam a diversidade em seus processos seletivos apresentam resultados 25% melhores que as que não a promovem em suas equipes? Esse fato foi constatado por uma pesquisa da empresa McKinsey, demonstrando que é muito importante saber como lidar com a diversidade no ambiente corporativo.
Empresas que investem na formação de equipes heterogêneas proporcionam um ambiente de trabalho mais propenso à criatividade e inovação, além de projetarem uma imagem mais positiva para a sociedade, o que reflete no seu nível de competitividade no mercado.
O que é um ambiente de trabalho inclusivo?
Quando uma organização se compromete em promover a diversidade, também precisa se comprometer com a inclusão. Dessa forma, o ambiente de trabalho deve ser amistoso, fazendo com que todos se sintam como parte importante da organização.
Os processos seletivos podem ser projetados para suprir problemas de falta de representação de vários grupos, mas apenas uma cultura empresarial de inclusão, que abraça todas as diferenças, garantirá que a organização consiga reter esses talentos. As pessoas não ficarão por muito tempo em um ambiente em que se sintam excluídas.
Como lidar com a diversidade?
Cada colaborador, independentemente de credo, raça e orientação sexual, entre outras diferenças, precisa se sentir bem-vindo, valorizado, respeitado e ouvido. O pleno potencial da diversidade só pode ser alcançado quando todos os membros de uma equipe têm um senso de pertencimento com relação à organização em que trabalham.
Isso significa que devem ser respeitados pelo que são e pelo que oferecem, devem se sentir completamente seguros e, portanto, confiantes para expressarem suas opiniões. A beleza consiste em levar em consideração as habilidades das pessoas, não suas diferenças ou limitações.
Como promover a diversidade na empresa?
Criar um ambiente harmônico, com abertura para que os mais diversos talentos se desenvolvam, pode parecer um desafio, mas existem diversas ações que uma empresa pode promover para acolher a diversidade.
Criar programas de inclusão
É essencial ensinar seus colaboradores sobre tudo relacionado à diversidade e inclusão. Você garantirá que toda a sua equipe tenha algum conhecimento nessas áreas e que iniciativas benéficas possam surgir automaticamente.
Realizar celebrações de minorias
Celebrar o Natal é ótimo, mas sua organização será mais diversificada e inclusiva se você adicionar festas e eventos minoritários ao seu calendário. Busque por comemorações que vão desde o Hannukah até o Mês da História Negra ou a Semana do Orgulho Gay. Essa já é uma iniciativa de empresas como Oreo, Nike, Mastercard ou Expedia, reconhecendo sua diversidade de orientação religiosa, racial e sexual.
Realizar mostras culturais
Os próprios colaboradores podem ser aproveitados para a promoção de eventos que promovam as diferenças culturais existentes na empresa. Essa iniciativa ajuda a quebrar preconceitos e a promover a unidade das equipes de trabalho.
Não há dúvida que, em uma sociedade multidimensional e complexa como a atual, o foco em maximizar o valor de uma força de trabalho diversificada (isto é, variada e heterogênea em termos de proveniência, gênero, idade, caráter, deficiências etc.) tornou-se um fator vital para a competitividade das organizações.
Cabe aos gestores observar como estão as questões relacionadas à inclusão e à diversidade em sua empresa e decidir quais ações devem ser tomadas para derrubar barreiras, melhorar os relacionamentos entre as equipes e fazer com que todos se sintam aceitos e importantes.