ARTIGOS

Ergonomia nos postos de trabalho

Ergonomia é a disciplina que se preocupa com saúde e o bem-estar do trabalhador no cumprimento de suas atividades laborais, e com o bom funcionamento de toda a engrenagem que envolve o sistema de trabalho.

O que é posto de trabalho?

É o lugar ou espaço físico onde o trabalhador desenvolve suas atividades laborais integrando-se ao ambiente de trabalho, cujo objeto de preocupação é o bem-estar do trabalhador, possibilitando-lhe o desenvolvimento de suas atividades a partir das condições básicas de saúde.

Mobiliário

Segundo a Norma Regulamentadora 17 (NR-17), O mobiliário deve possuir regulagens para que o próprio trabalhador possa adaptá-los às suas características antropométricas, como altura, peso etc.

Temperatura

A temperatura do ambiente de trabalho deve ser regulada entre 20ºC e 23ºC, conforme a ISO 9241.

 

Iluminação

A iluminação, natural ou artificial, geral ou suplementar, apropriada à natureza da atividade, deve estar uniformemente distribuída e difusa; projetada e instalada de forma a evitar ofuscamento, reflexos incômodos, sombras e contrastes excessivos, conforme estabelecido na NBR Inmetro 5413.

 

Nível de ruído

O nível de ruído aceitável para efeito de conforto deve ser de até 65 dB (A), conforme estabelecem a NR MTE 17.

 

Suporte para os pés

Para as atividades em que os trabalhos devam ser realizados sentados, a análise ergonômica poderá recomendar o uso de apoio para os pés que se adapte às condições biomecânicas do trabalhador.

 

Algumas dicas de ergonomia no posto de trabalho:

 

Sente-se em posição correta. Posicione seus quadris para trás, o mais próximo possível do encosto da cadeira.

Ajuste a altura da cadeira com relação à mesa. Eleve ou abaixe o assento de forma a dobrar seus cotovelos em 90°.

Avalie o ângulo de seus cotovelos em relação à estação de trabalho. Sente-se bem próximo da mesa para que seus braços fiquem confortavelmente paralelos à coluna. Deixe suas mãos e antebraços descansarem na superfície da mesa ou no teclado do computador em que você trabalha. Não estenda os braços para a frente ou dobre os cotovelos para trás ao digitar.

Posicione o mouse próximo ao teclado. Mantenha-o em uma posição que lhe permita transitar entre o teclado e o mouse com a menor amplitude de movimento possível, fazendo o menor esforço.

Apoio de pés. Considerando que a maioria das mesas tem uma altura fixa, é necessário ajustar a altura da cadeira de maneira a posicionar corretamente os braços e mãos sobre a mesa. Dependendo das medidas de cada trabalhador, após o ajuste, faz-se necessário o uso de suporte para os pés.

Regule a inclinação e altura do encosto. Caso a cadeira não possua sistema de regulagem, utilize almofada para encosto, adequando a acomodação das costas, e obtendo maior conforto.

Ajuste da tela/telas. Ajuste do brilho e contraste do monitor. Ao trabalhar por longos períodos de tempo à frente da tela do computador, ajuste as opções de brilho e contraste até encontrar uma configuração que deixe os olhos mais confortáveis ao se voltarem para a tela.

 

Alerta!

Não espere até ter problemas antes de fazer esses ajustes ergonômicos. Pode ser muito mais difícil recuperar-se de uma lesão do que preveni-la.

CONTATO

 

 

Procurar

Botão para mostrar o Aviso