ARTIGOS

Aprenda a otimizar a gestão de benefícios nas empresas

Um bom gestor, certamente, compreende a importância de se promover qualidade de vida no trabalho, para que, assim, se possa contar com um time engajado e produtivo que trabalhe com satisfação, na busca dos objetivos da organização.
 
 A conquista de um ambiente organizacional saudável depende de muitos fatores, como, por exemplo, da gestão eficiente dos benefícios oferecidos aos seus colaboradores. Eles são fundamentais na promoção da melhor qualidade de vida e satisfação no trabalho e precisam ser bem implementados, a fim de se garantirem bons resultados para os trabalhadores e, também, para a organização.
 
Gerir, com eficiência, os benefícios concedidos aos trabalhadores não consiste apenas em encontrar o melhor custo benefício dos serviços. É preciso fazer um bom planejamento, buscando sempre as melhores soluções do mercado. Também é preciso garantir que as opções escolhidas estejam sempre alinhadas com os princípios e objetivos da empresa.
 
Apresentaremos, a seguir, algumas dicas que um gestor, preocupado com a sua organização e seus colaboradores, deve seguir para alcançar sucesso na gestão de benefícios de sua empresa. Acompanhe!
 
Definir as políticas de benefícios da empresa
 
Planejamento e estrutura sólida são pontos cruciais para uma boa gestão de benefícios. Por esse motivo, é preciso definir, com base em uma análise das necessidades da organização, quais são as políticas que regerão a concessão de benéficos antes de implementá-los.
 
Essas políticas devem ser, claramente, divulgadas para os colaboradores, principalmente, os novos contratados. O conhecimento prévio das regras de uso, tipos de serviços e como se dará o acesso a eles, são importantes para evitar equívocos e frustrações.
 
Focar nos benefícios mais importantes
 
Um benefício indispensável — e que a maioria dos colaboradores busca — é o plano de saúde, incluindo, também, os planos odontológicos. Embora seja atraente para o trabalhador contar com vantagens diferenciadas, é interessante focar nos que eles, realmente, necessitam e que, certamente, utilizarão.
 
Procure oferecer planos com excelente cobertura e ampla rede de atendimento, para facilitar seu acesso por parte do interessado. Considere um plano coparticipativo, pois o valor pago pelos procedimentos, mesmo que simbólicos, incentivarão o uso eficiente dos recursos, reduzindo, dessa forma, a sinistralidade.
 
Alguns benefícios básicos que não podem faltar para sua equipe são:
 
  • plano de saúde;
  • plano odontológico;
  • cesta básica;
  • convênio farmácia; e
  • vale-alimentação, ou, vale-refeição.
 
Estimular a taxa de uso dos benefícios
 
É muito importante definir uma taxa de uso dos benefícios concedidos e estimular seus colaboradores a usá-los, pois, caso não sejam utilizados, eles representam gastos desnecessários para empresa.
 
Acompanhe as métricas de utilização dos serviços, defina quais são mais utilizados e considere a substituição dos que possuem baixa taxa de uso. Lembre-se de que o foco é a satisfação do trabalhador. Logo, não vale a pena investir em um benefício que não é bem aceito pela maioria.
 
Fazer um bom planejamento dos benefícios
 
Uma pesquisa de clima organizacional com o objetivo de levantar das necessidades dos colaboradores, seria um bom começo para um planejamento eficiente. É muito importante evitar a contratação de serviços que não representam grandes vantagens para todos ou que não serão bem aproveitados.
 
Após entender do que os trabalhadores necessitam, é importante buscar as melhores operadoras que possam oferecer serviços na medida certa para a sua organização. Todo esse planejamento é fundamental para garantir um bom retorno sobre o investimento.
 
Considerar o alinhamento com a cultura da empresa
 
Quando a proposta é inovar na concessão de benefícios aos colaboradores, é preciso considerar se a novidade é adequada aos princípios e à cultura da organização. Muitos profissionais apreciariam, por exemplo, ter uma mesa de sinuca ou um cantinho para um cochilo durante o expediente.
 
Algumas empresas, no entanto, contam com uma cultura mais tradicional, que não visam essas iniciativas mais modernas. Portanto, o ideal é encontrar um equilíbrio satisfatório entre o perfil da liderança da organização e os desejos das equipes de trabalho.
 
Sempre que possível, ofereça benefícios diferenciados, como:
 
  • Horário de trabalho flexível;
  • vale-cultura;
  • creche no trabalho;
  • bolsa de estudo;
  • premiação por produtividade;
  • folga no aniversário; e
  • sala de jogos na empresa.
 
Esses e muitos outros diferenciais serão, imensamente, apreciados pelos colaboradores e podem ser implementados desde que tenham um alinhamento com os objetivos da organização.
 
Avaliar o ROI da gestão de benefícios das empresas
 
Saber qual o resultado, em números, alcançados com a estratégia de gestão, permite analisar não só a eficácia dos serviços oferecidos, como, também, serve como base para um novo planejamento, mais eficiente e efetivo. Procure analisar o desempenho dos colaboradores antes e depois da implementação dos benefícios, a fim de gerar dados para o cálculo do ROI.
 
Toda a gestão é voltada para resultados. Os benefícios que não trazem um bom retorno sobre o investimento, na busca de melhor o desempenho e a produtividade das equipes, também, não trazem bons resultados para a organização.
 
Uma boa gestão de benefícios é fundamental para elevar o nível da qualidade de vida no trabalho. Não basta, apenas, contratar alguns serviços e oferecê-los aos colaboradores. É preciso saber quais são os benefícios ideais e como oferecê-los da melhor forma, promovendo o bem-estar e a satisfação de todos. Alguns bons resultados de uma gestão de benefícios eficiente são:
 
  • Redução do turnover e retenção de talentos;
  • Melhoria do clima organizacional;
  • Colaboradores mais saudáveis e motivados;
  • Otimização dos lucros da empresa;
  • Redução da taxa de absenteísmo;
  • Redução da sinistralidade dos planos de saúde; e
  • Aumento da produtividade e eficiência dos processos.
 
Para garantir o sucesso do pacote de benefícios oferecidos aos seus funcionários, é muito importante contar com a experiência e o auxílio de uma equipe especializada e preparada, para encontrar as melhores soluções e serviços.
 
Ela auxiliará no levantamento e análise das necessidades dos colaboradores, visando os melhores serviços e o acompanhamento das métricas e resultados. Para tanto, trabalhará, lado a lado, com o setor de recursos humanos para conquistar os melhores resultados para a sua organização.
 

CONTATO

 

 

Procurar