No dia 10/10 em 1992, foi instituído o dia Mundial da Saúde Mental para expor a importância de cuida-la, do quão necessário é cuidar da mente.
Independente da faixa etária, todos precisam ter essa consciência, isso auxilia na prevenção de transtornos mentais e garante viver todas as fases ao máximo.
Nunca se falou tanto em saúde mental ao vivenciar uma pandemia, somente após um evento de grande impacto as pessoas perceberam como é importante dar atenção os avisos da mente, e consequentes avisos do corpo.
O medo e a vergonha de ter um transtorno mental, fazer terapia, necessitar passar em consulta com psiquiatra, receio da rejeição e críticas alheias, repressão familiar além do mal-estar mental e físico, fazem muitas vezes as pessoas ignorarem todos os sinais e sintomas.
Mesmo com a propagação dos estudos científicos sobre o tema, a saúde mental ainda é uma das áreas mais negligenciadas dentro do sistema público mundial, ou seja, muitas pessoas não possuem o atendimento adequado para suas condições mentais.
A perturbação de origem mental e as doenças mentais, independente da sua gravidade, são as mais incapacitantes do século. A depressão, inclusive, pode levar o ser humano ao suicídio.
O quadro leve da doença pode ser tratado somente com terapia, mas pode ser grave e necessitar de acompanhamento médico para tratamento medicamentoso adjunto da psicoterapia.
Ansiedade é algo fisiológico do ser humano, mas quando chega ser excessiva e atrapalha as atividades diárias, pode se tornar patológica, e após um longo período de pandemia muitas pessoas começaram a desenvolver esse transtorno de humor. Viver algo novo pode gerar stress, a nova modalidade de trabalho, o isolamento social, a própria doença, a covid, e todas as suas consequências trouxeram diversos sentimentos negativos.
Nunca se falou tanto na falta de saúde mental, em como é importante cuidar da mente para estar saudável, e para manter esse equilíbrio mental/emocional é necessário ter bons hábitos alimentares, praticar atividade física regular, ter boas noites de sono, manter os laços de amizade, aproveitar a família e cultivar a rede de apoio, cuidar da saúde física e buscar ajuda dos profissionais de saúde sempre que precisar, inclusive psicólogo e psiquiatra.
Lembre-se que ninguém é um super-herói, uma máquina, o corpo e a mente adoecem, e é necessário cuidar e olhar para ambos.