ARTIGOS

Abril Azul – Mês de Conscientização sobre o Autismo

O dia 2 de abril foi instituído em 2007 pela ONU (Organização das Nações Unidas) como o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo.  Foi escolhida a cor azul porque o autismo atinge muito mais meninos do que meninas na proporção de 4 meninos para 1 menina, fato que a ciência ainda não consegue explicar. 

A campanha tem o papel de mostrar as características desta condição especial, destacando que não é uma doença, ou seja, ninguém precisa se afastar de um autista, pelo contrário: é preciso entender para incluí-las e ajudá-las.

O símbolo do Transtorno do Espectro Autista é o quebra-cabeça, que denota sua diversidade e complexidade.

Alguns sinais de autismo já podem aparecer a partir de um ano e meio de idade, até mesmo antes em casos mais graves.

É muito importante que se inicie o tratamento o quanto antes, pois quanto antes começarem as intervenções, maiores serão as possibilidades de melhorar a qualidade de vida da pessoa. Além disso, quando o tratamento inicia desde cedo, a criança terá mais chances de que seu desenvolvimento permita, primeiramente, maior autonomia e independência e mais tarde, uma melhor adaptação em escolas, universidades, e, consequentemente, a entrada no mercado de trabalho.

O tratamento para autismo é personalizado e interdisciplinar, os pacientes podem se beneficiar com intervenções de fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia entre outros profissionais, conforme a necessidade de cada autista. Na escola, um mediador pode trazer grandes benefícios, no aprendizado e na interação social.

A importância dessa campanha, é para alertar sobre a necessidade de uma intervenção precoce e também para quebrar o preconceito em torno da causa.

É preciso que essas crianças tenham acesso a diagnóstico, educação e todos os recursos que garantam, dentro do potencial máximo de cada um, sua autonomia, independência e felicidade.

CONTATO

 

 

Procurar