O dia 25 de setembro é comemorado como o Dia Mundial do Pulmão. Essa data tem como objetivo promover os cuidados relacionados a esse órgão, chamar a atenção para as doenças relacionadas e defender o direito da sociedade de respirar ar puro, sensibilizando os legisladores sobre a importância da prevenção da qualidade do ar.
O Dia Mundial do Pulmão surgiu em 2020, quando foi coordenado pelo Fórum das Sociedades Respiratórias Internacionais (FIRS), com o intuito de diminuir a ocorrência de doenças respiratórias, assim como evitar complicações das que não podem ser eliminadas.
Algumas estratégias para cuidar do nosso pulmão:
✅ Diga não ao tabaco;
✅Proteja-se através da vacinação;
✅ Respire ar puro;
✅ Faça exercícios físicos regulares.
Fatos sobre a prevenção de doenças respiratórias
Felizmente, a maioria das doenças respiratórias é prevenível pela melhoria da qualidade do ar. As fontes mais comuns de poluição são a fumaça do tabaco, a poluição interna e externa, além de micróbios, partículas tóxicas e alérgenos presentes no ambiente.
Desencorajar os jovens a começar a fumar e encorajar os fumantes a parar são as principais medidas de prevenção da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC).
Asmáticos que fumam têm declínio mais rápido da função pulmonar em relação aos não fumantes.
Evitar a inalação de fumaça do tabaco durante a gravidez, bem como a exposição infantil ao fumo passivo, pode reduzir a gravidade da asma nas crianças.
Combater a poluição do ar salva vidas e reduz o risco de muitas doenças.
A vacinação é essencial para o controle e eliminação de muitas das doenças respiratórias em crianças.
Controlar a qualidade do ar no ambiente de trabalho previne doenças pulmonares ocupacionais.
O diagnóstico precoce e o tratamento adequado são a chave para a cura da tuberculose.
O câncer de pulmão é amplamente prevenível por meio de políticas de controle do tabagismo.
As causas ambientais de câncer de pulmão, como a poluição, a exposição ao radônio e ao amianto, podem ser monitoradas e reduzidas.